
-
Use Cases
-
Resources
-
Pricing
1799
% complete
Napoleão Bonaparte chefia um golpe de Estado que dissolve o Diretório e cria o Consulado. O Golpe do 18 Brumário foi um golpe de estado ocorrido na França, e que representou o fim da Revolução Francesa, a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder e a consolidação dos interesses burgueses no país. No calendário revolucionário francês.
https://aulazen.com/wp-content/uploads/2018/05/1-8.jpg
1800
% complete
Os franceses vencem os austríacos na batalha de Marengo. Os franceses foram rápidos ao posicionar as tropas diante de San Giuliano, e os austríacos foram lentos ao montar seu ataque (um efetivo de cerca de 6.000 homens). A maior parte da artilharia francesa restante foi disparada contra os austríacos à medida que avançavam. Em função disso, os austríacos, a mando do general Ott, não tiveram outra opção e se retiraram, mas haviam sofrido muitas baixas nas 12 horas de combate: 40 peças de artilharia, 8.000 prisioneiros e 6.000 mortos. A batalha de Marengo causou a morte de aproximadamente 4.000 a 7.000 pessoas. Terminou com a vitória francesa e com a retirada das tropas austríacas da maior parte do território italiano.
https://www.grupoescolar.com/galeria/fotos/D9FBCF119.jpg
1802
% complete
Bonaparte é nomeado cônsul único e vitalício. Napoleão foi eleito primeiro-cônsul da república era ele quem realmente governava. Apesar do cunho democrático criado pela nova constituição, era ele quem comandava o exército, propunha novas leis, nomeava os membros da administração e controlava a política externa.
Durante o governo do consulado as oposições foram aniquiladas, a alta burguesia consolidou-se e os projetos de emancipação dos setores populares foram sufocados.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/43/Jean_Auguste_Dominique_Ingres_016.jpg/800px-Jean_Auguste_Dominique_Ingres_016.jpg
1803
% complete
O motivo era de reerguer os países como a Inglaterra, Prússia e Rússia e as Nações Europeias que na época era chamada de anti - Bonapartistas e seu objetivo era se fortalecer contra o Império Francês.
O objetivo da guerra entre esses países eram de fortalecer contra o Império da França.
http://www.vidaspassadas.net/wp-content/uploads/2015/01/Guerras-napoleonicas.jpg
1804
% complete
Napoleão Bonaparte torna-se imperador da França. Como imperador, Napoleão também estabeleceu o Bloqueio Continental como meio de fragilizar os ingleses comercialmente, ou seja, todos os países europeus deveriam fechar seus portos para a Inglaterra, caso contrário seriam invadidos pelas tropas napoleônicas. Uma das consequências disso foi a vinda da família real portuguesa para o Brasil. Como Portugal era aliado da Inglaterra, decidiu não aderir ao bloqueio, e a a família real portuguesa e demais súditos, com ajuda dos ingleses, fugiram para a colônia na América do Sul em 1808.
http://2.bp.blogspot.com/-UIvFzkPKSSI/T7USPJMrCiI/AAAAAAAAADE/AYol23Zdi_4/s1600/Ingres,_Napoleon_on_his_Imperial_throne.jpg
1805
% complete
Os ingleses vencem os franceses na batalha naval de Trafalgar. A Batalha de Trafalgar inseriu-se nas guerras napoleônicas travadas entre França e Inglaterra. Nesse momento, a batalha colocava em questão a invasão das ilhas britânicas, uma pretensão de Napoleão Bonaparte em acabar com o poderio econômico e militar inglês. O objetivo de Napoleão era direcionar as esquadras que se encontravam no Mediterrâneo para o apoio de outras esquadras que estavam próximas ao Canal da Mancha. A Marinha britânica saiu vitoriosa da batalha, causando grandes danos às forças navais de Napoleão Bonaparte.
http://2.bp.blogspot.com/_DAMs68hf4ns/TL00f0jXc7I/AAAAAAAAB_8/1dl9K-srXg0/s1600/pocock+Trafalgar.jpg
1806
% complete
O Bloqueio Continental foi um decreto datado de 21 de novembro de 1806, que consistia em impedir o acesso a portos dos países dominados pelo Império Francês a navios do Reino Unido da Grã Bretanha (Inglaterra) e Irlanda. Com isso, o principal objetivo era isolar economicamente as Ilhas Britânicas, sufocando suas relações comerciais.
https://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/06/bloqueio-continental.jpg
1812
% complete
A desastrosa invasão da Rússia em 1812 foi o início da queda de Napoleão. Enfrentando incêndio, fome e um frio apavorante, o grande exército francês sofreu como nunca. A Campanha da Rússia foi uma gigantesca operação militar realizada pelos Franceses e seus aliados, sob o comando de Napoleão Bonaparte em 1812, e que teve grande impacto sobre o desenrolar das chamadas Guerras Napoleônicas, marcando o início do declínio do Primeiro Império Francês. Foi orquestrada com o objetivo de punir a Rússia, que havia quebrado o Bloquieo Continental, que era a determinação de Bonaparte de nenhum país manter relações comerciais com a Inglaterra; ao mesmo tempo que forçando um pedido de rendição do czar russo, a França subjugaria toda a Europa continental. As forças de invasão, ao final, foram reduzidas a 2% do seu contingente inicial. A invasão provocou profundas mudanças no panorama social e político dos países envolvidos, gerando grandes movimentos migratórios, bem como revolucionárias reviravoltas nos panoramas estabelecidos das operações militares.
http://3.bp.blogspot.com/-F21nuMCvW70/UFSgtpvWq_I/AAAAAAAAAiA/KCfPD1nqnQI/s1600/napele%C3%A3o-russia.jpg
1813
% complete
Em 1813, Napoleão foi derrotado na Batalha das Nações, em Leipzig, pela Sexta Coligação, formada por Prússia, Inglaterra, Rússia e Áustria. No ano seguinte, os aliados entraram em Paris e obrigaram Napoleão a assinar o Tratado de Fontainebleau, que o tornava exilado na Ilha de Elba, no Mediterrâneo, perdendo seus direitos ao trono francês, recebendo ainda uma pensão anual de dois milhões de francos.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3d/MoshkovVI_SrazhLeypcigomGRM.jpg
1815
% complete
Ao retornar à França, foi saudado pela população com honras de herói. Retomou seu cargo após Luís XVIII (rei francês que assumiu o cargo após a prisão de Napoleão) fugir com a sua família. No poder, Napoleão governou por cem dias. A batalha de Waterloo ocorreu durante os Cem Dias de Napoleão, entre seu exército de 72 mil homens recrutados às pressas e o exército aliado de 68 mil homens comandados pelo britânico, Duque de Wellington (com unidades britânicas, neerlandesas, belgas e alemãs), antes da chegada dos 45 mil homens do exército prussiano. Napoleão Bonaparte perdeu a batalha de Waterloo contra a Inglaterra e a Prússia. Assim, as potências europeias encerraram o império de Napoleão I, obrigando-o a abdicar pela segunda vez e o deportando para Santa Helena.
https://efemeridesdoefemello.files.wordpress.com/2014/04/11abr14-e1397248883220.jpg
https://www.sohistoria.com.br/ef2/waterloo/index_clip_image006.jpg